Descubra a Eslovênia em português

Um dos países mais procurados pelos turistas que visitam a Croácia e querem extender sua estadia por aqui é a Eslovênia. A capital Ljubljana é uma cidade repleta de atrações turísticas durante todo o ano, e encanta por ser um lugar rico em arte, cultura urbana, festivais e eventos.

Além da capital, os turistas se apaixonam pelo Lago Bled, uma das imagens mais reconhecidas por todos que pesquisam sobre a Eslovênia. Seja no verão ou no inverno, o Lago Bled, com uma ilha pequena no meio e sua igreja, e o castelo de Bled mais ao fundo são, certamente, de tirar o fôlego.

Uma outra atração que merece destaque nesse post é a Caverna Postojna,  a Rainha das Cavernas que há 200 anos é visitada por turistas de todo o mundo, surpresos com suas estalactites e estalagmites, além da fauna e flora preservadas. Vamos descobrir um pouco mais sobre essas belezas na Eslovênia?

Ljubljana

Considerada a Capital Verde, Ljubljana possui tantas pontes, parques e áreas verdes que muitos visitantes se sentem como se num conto de fadas dos filmes!

20160813_143545
Ljubljana: vista Igreja Franciscana e o rio Ljubljanica

E o que ver em Ljubljana, afinal? Com tantas opções interessantes e podendo ser feitos passeios saindo de Zagreb, uma das recomendações é o Castelo de Ljubljana. Com mais de 900 anos, o castelo se localiza no alto do morro, podendo ser visto de toda a cidade. Aproveite a visita de teleférico. Há no castelo uma exibição permanente sobre a história da Eslovênia, algumas salas como a Capela de São Jorge, a prisão e uma sala de projeção visual chamada Castelo Virtual. Vale a pena conferir!

Uma outra atração bastante procurada pra fotos é a Ponte do Dragão. Com estátuas de dragões adornando a ponte (4 no total), o local é parada certa pra fotos e filmagens. A ponte em si é considerada um marco da arquitetura Art Nouveau, construída no ano de 1901 e chamada naquele tempo de Ponte do Jubileu pelo Imperador Franz Joseph I.

Vale a pena visitar a Catedral de Ljubljana (de São Nicolau), a Igreja Franciscana, a Feirinha de Ljubljana, a Ponte Triple e outras pontes lindas da cidade, a Biblioteca da cidade, a Praça do Congresso com a Igreja das Ursulinas, a Universidade e a Academia Filarmônica.

Dica: Se você visitar Ljubljana numa sexta feira, pode desfrutar de uma feirinha gastrônomica no Mercado Central. Nada une as pessoas como uma comida deliciosa.

20160902_141420
Mercado Central de Ljubljana
20160902_143115
Polvo na feira gastrônomica

Lago de Bled

Uma visão do paraíso! Uma das sete novas maravilhas do mundo! Uma ilha natural com um castelo que foi construído pela primeira vez em 1011, uma capela gótica do século XVI e que hoje abriga exposições e salas de exibição.

20190326_110521
Lago de Bled

Uma tradição no Lago de Bled é subir os 99 degraus com a noiva no colo. Muitos casamentos eslovenos são feitos aqui, mas quem é romântico também pode pedir a mão da sua namorada nesse lugar tão especial. Uma experiência inesquecível é chegar até a Igreja na ilha natural de barco local chamado pletna (a gôndola dos Alpes).

20160813_130503
Abaixo: pletna (barco local) e 99 degraus para subir a ilha

Além disso, turistas podem conhecer o Desfiladeiro Vintgar (Gorge Vintgar), sendo possível caminhar por pontes de madeira e observar a vegetação local e as magníficas quedas d’agua.

20190904_163029
Garganta de Vintgar

Outra atração perto de Bled é o Lago Bohinj, um típico lago alpino onde também tem passeios de barco para os turistas e linda natureza com a vista para o pico mais alto da Eslovênia, Triglav que tem 2864 m de altura.

20190713_171455
Lago de Bohinj

Caverna Postojna

Já imaginou entrar em uma caverna e fazer um tour observando toda sua estrutura sentado em um trenzinho? Pois isso você encontra na Caverna Postojna, em operação há mais de 140 anos! E ainda conhecer o Castelo Predjama, considerado o maior castelo de caverna do mundo?

20191011_125706
Caverna de Postojna: estalagmites Pilar e Brilhante

Mais de 36 milhões de turistas já visitaram a caverna mais até hoje. A Eslovênia também tem uma caverna protegida pela UNESCO, chamada Škocjan.

20190903_150159
Castelo de Predjama

Outras curiosidades sobre a Eslovênia:

«existe uma fonte pública de cerveja na cidade de Žalec«

«uma estátua de Melanija Trump feita em madeira em Sevnica»

A Eslovênia tem a costa de 46 km e as cidades conhecidas para visitar são Piran e Portorož.

image_processing20190707-4-1payf8c
Piran,  fonte: kimkim.com

Passeios para a Eslovênia: http://irena-tours.hr/

 

3 comentários

  1. Os Balcãs são uma das zonas da Europa que mais gosto. Já estive em quase todos os países da região e quero voltar mais vezes. Há imenso para ver (e comer) tanto na Croácia, como na Eslovénia, no Montenegro e em todos os restantes países dos Balcãs. É fascinante!

    Curtir

  2. Os Balcãs são uma das zonas da Europa que mais gosto. Já estive em quase todos os países da região e quero voltar mais vezes. Há imenso para ver (e comer) tanto na Croácia, como na Eslovénia, no Montenegro e em todos os restantes países dos Balcãs. É fascinante!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Jorge, muito obrigada pelo comentário. Que bom saber que quer voltar mais vezes, realmente há imenso para ver nos Balcãs, são muitas maravilhas naturais e históricas, são países com um grande patrimônio e muitos tesouros escondidos. Obrigada por compartilhar as suas experiências.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário