Coronavírus e entrada na Croácia

Você está com a viagem marcada e não sabe o que fazer? Segue o post para falar como está a situação com o vírus na Croácia.

CROÁCIA ESTÁ ABERTA PARA OS BRASILEIROS – atualização 1 de outubro de 2021.
Para quem vem do Brasil, é obrigatório:
-Teste PCR negativo feito nas últimas 72hs;
-Comprovante de estadia (paga ou reserva);
*O formulário do site entercroatia.mup.hr
https://entercroatia.mup.hr/
Essas instruções valem para todos aqueles provenientes do Brasil, independentemente de estarem vacinados.

Se recomendam:
*Passagem de ida e volta válida no momento da entrada no país;
*Comprovação de recursos financeiros suficientes para o período total da estadia no país.
*Seguro de saúde
Para obter mais detalhes sobre regras de entrada na Croácia, acesse o link: https://mup.gov.hr/uzg-covid/english/286212

Atualização 26 de julho de 2021.

Para quem vem do Brasil, é obrigatório:
-Teste PCR negativo feito nas últimas 48h;
-Comprovante de estadia PAGA (não vale só a pré-reserva);
-Isolamento/quarentena de 14 dias, ou de 7 dias se fizer outro exame PCR (o dia de chegada é dia 0)
O formulário do site entercroatia.mup.hr https://entercroatia.mup.hr/

*Passagem de ida e volta válida no momento da entrada no país;
*Comprovação de recursos financeiros suficientes para o período total da estada no país.
*Seguro de saúde

A novidade é que os turistas podem se vacinar na Croácia.

Atualização 8 de novembro de 2020.
Segue o site com todas as informações sobre o Coronavírus na Croácia: http://www.koronavirus.hr
O maior número de infectados no país foram registrados nas duas maiores cidades Zagreb e Split.

Entrada de turistas brasileiros na Croácia/ requisitos:
FONTE: Embaixada do Brasil em Zagreb

– Teste PCR negativo realizado até 48 horas antes do desembarque;
– Comprovante de pagamento de alojamento pelo período total de estadia na Croácia;
– Passagem de ida e volta válida no momento da entrada no país;
– Comprovação de recursos financeiros suficientes para o período total da estada no país.
Além destes documentos, é sugerido ao turista brasileiro que preencha o formulário do site entercroatia.mup.hr
https://entercroatia.mup.hr/

Formulário Enter Croatia

Caso o turista brasileiro permaneça em residência particular na Croácia, as autoridades croatas de imigração exigem que o anfitrião providencie carta convite notarizada, responsabilizando-se pela estadia, custos de alimentação e retorno do cidadão brasileiro no prazo regulamentar. A Polícia croata ressalta que o signatário desta carta convite poderá ser responsabilizado e arcar com os custos correspondentes, caso o turista brasileiro exceda seu prazo de permanência na Croácia. O turista brasileiro deverá, em quaisquer circunstâncias, comprovar no controle migratório recursos financeiros suficientes para sua estadia (cerca de 70 euros por dia em espécie).
http://zagreb.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml

As pessoas usam as máscaras, as luvas, gel e lavam as mãos depois de voltar para casa. É obrigátorio o uso de máscara nos lugares fechados como instituições, ônibus público e outros espaços desse tipo que é melhor evitar por causa de alto número de casos. Mantenha a distância física de 1,5m no aberto e no lugar fechado de 2m. Na Croácia é costume deixar os sapatos fora de casa e usar a pantufa. Se aconselha ao turista medir a temperatura cada dia durante a estadia na Croácia.

Se você tem vontade de tomar um cafezinho ou ir dentro de um restaurante, o procedimento no café é entrar com a máscara e na hora de consumir algo tirar a máscara.

Centro de atendimento ao coronavírus: 113 (das 7 às 22 hs)

Temos o sistema de drive-in, que foi introduzido em Zagreb pelo instituto Andrija Štampar. A ideia é que as pessoas vem de carro e não precisam sair. É um teste que é confiável e os resultados são disponíveis no máximo até 24 hs. Outro endereço para fazer esse teste e no Hrvatski zavod za javno zdravstvo, Rockefellerova 2.

Instituto Andrija Štampar
O preço do teste é HRK 450,00 e se você precisar do resultado em inglês, alemão, em francês, espanhol ou italiano (enfatize isso durante o teste), você pode obter uma confirmação do teste em inglês ou alemão. O preço do certificado é HRK 125,00 e o preço total do teste e da confirmação é HRK 625,00. É possível fazer o teste das 08h00 às 14h00 Aos domingos e feriados, os testes serão realizados entre 8h e 12h.
Informações email> covidtest@stampar.hr

Nastavni zavod za javno zdravstvo (NZZJZ) “Dr. Andrija Štampar” drive in

Os croatas brincam que o melhor remédio para o vírus e a imunidade é a combinação caseira de aguardente (rakija), cebola, alho e bacon. O meu avô sempre achava que a rakija cura tudo. Mesmo se não funcionar, você vai se sentir mais forte.

rakija (aguardente de ameixa), alho, cebola e bacon

9 comentários

  1. Querida Irena! Muito obrigado pela eloquênte informação. Aproveito para cumprimentar o governo croata pela ação tão determinada diante esta emergência. Bato palmas de pé! Vocês são exemplos para todos nós replicarmos nos nossos países. Forte abraço desde Costa Rica!

    Curtir

    • Querido Jorge, muito obrigada pelo seu comentário. Fiquei muito feliz com os elogios, é bom saber que um texto feito por mim causou em alguém umas boas impressões. Esperamos que as medidas tenham sucesso no combate do vírus e que os nossos povos vençam o vírus logo. Forte abraço desde Zagreb, Croácia

      Curtir

  2. Irenna é fantástica. Poliglota, educada, gentil e conhece toda história e a geografia da Croácia. Foi nossa guia em outubro de 2019 e adoramos. Super recomendamos.

    Curtir

    • Querida Edima, fiquei muito feliz com seu comentário. Muito obrigada pelos elogios. Adorei vocês e os momentos que passamos juntos vão ficar sempre nas minhas lembranças e no coração. Espero que possamos nos encontrar de novo e descubrir mais destinos na Croácia e os países vizinhos. Um forte abraço

      Curtir

    • Querida Ana, muito obrigada pelo seu comentário. Me deixou muito feliz. Que bom receber esse feedback e saber que estou no caminho certo. Tive o maior prazer de receber vocês aqui na Croácia e sempre lembro com muita alegria o nosso passeio e o tempo que passamos juntos. Espero que possam voltar. Um forte abraço

      Curtido por 1 pessoa

  3. Guia Irena nos conduziu magnificamente em setembro de 2019, num roteiro pela Croacia, onde tivemos o prazer de enriquecermos culturalmente com todas as informações e conhecimento que Irena nos passou ,de todos os lugares que visitamos.
    Excelente guia .Ganhamos uma amiga.

    Curtido por 1 pessoa

    • Querida Maria Eugênia, muito obrigada pelo seu comentário e a confiança que depositaram em mim para ser sua companheira de viagem. Fiquei feliz pelos elogios e o carinho que vocês têm comigo. Lembro sempre da nossa viagem e de vocês, meus amigos. Espero poder viajar com vocês de novo. Um abraço

      Curtir

  4. Nossa viagem para a Croácia foi excelente com a guia Irena. Ela nos acompanhou do começo ao fim, aproveitando o máximo do tempo, para que pudéssemos conhecer toda a parte histórica, que é muito rica, como também as belezas naturais da Croácia. Também gostaria muito de viajar com você outra vez. Tenha uma feliz e abençoada Páscoa junto á sua familia! Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário