Invenções e curiosidades croatas

Muitas invenções croatas impactaram o mundo. Descubra mais sobre as invenções e atrações que você encontra na Croácia. Com certeza se surpreenderá com tantas coisas interessantes. Falaremos um pouco sobre os objetos, as atrações e as pessoas importantes. Você verá quanto a Croácia faz parte da sua vida.

Você sabia que a Croácia inventou uma moda que as milhares de pessoas usam no mundo? A ideia da famosa gravata nasceu na Croácia. Tudo começou com uma história de amor e coragem. Os soldados conhecidos como Royal Cravat (Croatas Reais) usavam um lenço vermelho amarrado no pescoço na Guerra dos 30 anos na França no século XVII. quando foram servir ao rei Luís XIV. De acordo com a lenda, o lenço vermelho era dado pelas mulheres em sinal de amor, fidelidade e desejo de éxito na guerra. O nome kravata (gravata) vem dos croatas. Apenas a título de curiosidade a maior gravata do mundo foi exposta em Pula em 2003, além de existir até o dia internacional da gravata, em 18 de Outubro.

Outra invenção que usamos muito no nosso dia-a-dia é a caneta esferográfica ou lapiseira. Foi uma criação de Eduard Slavoljub Penkala (1871-1922), engenheiro químico e inventor de origem polonesa que passou uma parte da vida morando em Zagreb. Graças ao seu sobrenome, a caneta em croata é chamada de Penkala. Depois da lapiseira, ele também inventou a caneta tinteiro e o primeiro avião croata em 1910. Alcançou um grande sucesso no mercado de 70 países.

Toz Penkala

Marko Polo (1254-1324), o maior explorador de todos os tempos nasceu na Ilha de Korčula. Antigamente a ilha fazia parte de outros países e impérios, como a Républica de Veneza. Se você caminhar pelas ruas da cidade de Korčula, vai encontrar a rua Depolo, e nesta rua se destaca a suposta casa de Marko Polo. Ele foi um grande viajante, explorador, escritor e contador de histórias. Viajou da Europa para a China e trouxe as primeiras cores e aromas para a Europa, conforme descrito no livro Il Milione.

Marko Polo

O cachorro dálmata é um dos mais famosos cães do mundo e seu nome vem da região da Dalmácia na Croácia. Quem não se lembra do filme 101 dálmatas e das suas fofas manchinhas? Esse cachorro tem muita energia, adora brincar, é sensível e amigável, ele também é um ótimo guardião. Além disso, os dálmatas são entre os cachorros mais inteligentes e, por conseguirem correr por muitos quilômetros, foram usados como cachorro de carruagem em carros de bombeiros puxados pelos cavalos.

Cachorro dálmata, dalmatinski pas
Fonte: Tportal

Nikola Tesla, o gênio da eletricidade nasceu em 1856 na vila Smiljan na região da Lika. Ele teve mais de 300 patentes para as suas invenções. Uma das suas principais descobertas foi a corrrente alternada, as lâmpadas elétricas de corrente alternada acenderam nas ruas de Šibenik em 28 de agosto de 1895 e assim Šibenik se tornou a primeira cidade iluminada com corrente alternada no mundo. Ele descobriu uma maneira de distribuir a energia elétrica sem fios (wireless). Queria que todo mundo pudesse ter acesso à energia gratuita. É um sonho ainda, mas graças a Tesla temos muitas coisas sem quais seria impossível imaginar a vida de hoje, energia dominante que temos hoje, rádio, turbina de Tesla, raio X, inspiração de luzes de neon, ressonância campo magnético, wifi e controle remoto. Tesla demonstrou ser um humanitário, preocupado com causas sociais e em querer ajudar o mundo a ser um lugar melhor. Tal foi a sua importância que não podemos esquecer que hoje temos os carros elétricos da marca Tesla.

Nikola Tesla, fonte: Zagreb info

Poucas pessoas sabem que na Croácia há uma fábrica de carros elétricos cujo dono se chama Mate Rimac um jovem com uma visão impressionante. Rimac Automobili é uma empresa croata de produção de veículos elétricos fundada em 2009 com sede em Sveta Nedelja. A empresa desenvolveu e introduziu o conceito de carro elétrico Concept_One, que mais tarde entrou em produção em série.

Rimac Carro Concept One
Fonte: Silux

A maior trufa branca de 1kg e 300 gramas foi encontrada em Motovun no ano 2007. Essa trufa campeã do Giancarlo Zigante entrou no livro Guiness. Você sabia que 1kg da trufa branca pode chegar a 3000 euros? Participe de uma caça às trufas na Croácia para você também ter essa experiência única, na companhia de trufeiros e cachorros treinados.

Trufa branca de 1,30 kg
Fonte: Agroklub

A menor cidade do mundo está na Croácia e chama-se Hum. A cidade tem uma população de apenas vinte e oito habitantes. Está localizada 7 Km de Roč e a 2 horas de carro de Zagreb. Foi criada no século XI. e quase não mudou desde então. Na cidade você vai encontrar umas casas, duas ruelas, lojas de souvenir, a torre e a igreja. Ainda existe a tradição de cravar os votos para o perfeito num bastão de madeira. Imaginem morar num lugar assim, onde reina a paz, exceto na temporada de turismo.

Hum
Fonte: Adriatic.hr

O abrigo para filhotes de urso em Kuterevo (montanha Velebit na região de Lika) é o único projeto desse tipo registrado no mundo. A Croácia tem por volta de 1000 ursos pardos e infelizmente a caça é permitida. Em 2002, em apoio aos animais, Ivan Crnković Pavenka criou um refúgio para os ursos.

Ursos de Kuterevo
Fonte: Visit Lika

Órgão do mar, em Zadar é uma invenção do arquiteto Nikola Bašić. É um instrumento musical experimental que toca música por meio de ondas do mar e os tubos localizados sob um conjunto de degraus de mármore grandes, 35 tubos de órgão instalados no interior desta estrutura recebem o som das ondas e o transformam em música. O órgão que foi criado em 2005 e também conquistou especialistas de arquitetura fora da Croácia. A estrutura recebeu o “Prêmio Europeu” de 2006, na categoria “Espaço Público Urbano.” Lugar perfeito para assistir o pôr do sol e a vista para a Ilha Ugljan, enquanto ouve a música tocada pelo mar. Que instalação impressionante!

Órgão do Mar
Fonte: CroVista

Ivan Vučetić (1858-1925), conhecido mundialmente como o fundador da datiloscopia, a disciplina científica de detecção de crimes usando impressões digitais nasceu na ilha de Hvar. Emigrou para a Argentina, onde desenvolveu um sistema de identificação com dez dedos na Delegacia Central de La Plata e foi o primeiro a por em prática.

Ivan Vučetić
Fonte: Index.hr

Faust Vrančić (1551-1617), o pai do primeiro paraquedas funcional é um dos croatas mais importantes de todos os tempos. No terraço do Centro Memorial “Faust Vrančić” em Prvić Luka, como parte da exposição ao ar livre, há uma maquete do Homo volans / Flying Man, o paraquedas em tamanho natural. Faust afirmou que “um homem pode descer com segurança da torre sem nenhum perigo”. Com seu homo volans nos fez sonhar que podemos voar, também construiu um moinho movido por marés, teleférico, construção de pontes de metal (suspensas por correntes de ferro, ou seja, pontes suspensas), descritas em seu famoso livro sobre mecânica Machinae novae.

Homo Volans Faust Vrančić
Fonte: Moja Hrvatska

David Schwarz (1850-1897), comerciante e inventor de ascendência judaico-húngara inventou um dirigível zepelim em 1896. A ideia nasceu enquanto morava em Županja, na Croácia. Tendo comprado os projetos de Schwarz, Ferdinand von Zeppelin, que foi injustamente considerado o pai das aeronaves rígidas, às vezes chamadas de dirigíveis, construiu sua aeronave com base em suas soluções técnicas. Hoje são utilizados para fins publicitários e turísticos, para filmagens ou pesquisas aéreas, bem como para transporte de cargas. Outras possibilidades de aplicação estão sendo exploradas.

David Schwarz zepelim
Fonte: Wikipedija

Você sabia que o torpedo foi inventado por um croata? As armas destrutivas de Ivan Vukić (1813-1875) são usadas por todas as marinhas do mundo.

Torpedo Ivan Lupis Vukić
Fonte: Povijest.hr

Ruđer Bošković (1711-1787), cientista, filósofo e jesuíta. Sua obra principal foi a Teoria da Filosofia Natural, na qual construiu uma teoria original sobre as forças e a estrutura dos materiais, que recebeu muitas afirmações por meio das descobertas da ciência moderna. Foi professor de Matemática em Roma e ficou conhecido por estudar as órbitas dos cometas, dentre das suas descobertas está a afirmação de que a lua não tem atmosfera.

Ruđer Bošković
Fonte: Knjižnice grada Zagreba

Um tempero mágico para cozinhar, chamado Vegeta pode ser encontrado em cada cozinha croata e é uma invenção de Zlata Bartl (1920-2008). Você pode estar pensando “como é típico uma mulher inventar algo relacionado à cozinha”, mas Zlata Bartl era uma química e cientista que trabalhava na principal empresa de alimentos, a Podravka. Em 1959, ela criou Vegeta com sal, especiarias, vegetais secos e intensificadores de sabor.

Zlata Bartl
Fonte: Mreža izgradnje mira

Skywalk é um mirante em forma de ferradura em um penhasco com uma superfície de vidro. A construção de Skywalk é um exemplo único de como mostrar a atratividade de locais naturais. Situa-se na parte sudoeste do Parque Natural de Biokovo e junto ao centro de informação, a uma altitude de 1228 metros acima do nível do mar, onde prevalecem condições meteorológicas específicas, pelo que a construção foi ocasionalmente difícil. O mirante tem capacidade para receber até 50 visitantes por vez.

Skywalk
Fonte: RTL

Sem dúvida, a Croácia é um país pequeno com tantas curiosidades e gênios que com suas invenções mudaram o mundo.

5 comentários

    • Querida Élide Emília,
      Muito obrigada pelo seu comentário. Vocês também se tornaram meus amigos e estou com muitas saudades da nossa viagem. Fico muito feliz em saber que você gostou de ler sobre as invenções e curiosidades croatas.

      Curtir

Deixe um comentário