Descubra a Ístria

Ístria é a maior península croata, em forma de coração, situada entre o sul de Trieste e a Baía de Quarnero. A maior parte da península se encontra na Croácia e a Eslovênia e a Itália possuem um pedaço de território na Istría. O interior de colinas e planícies férteis, os vilarejos nas colinas chamam atenção e são chamados de Toscana croata. Tem imensos complexos hoteleiros por grande parte da costa, o mar é muito limpo e atrai muitos turistas. O litoral ou Ístria Azul está cheio de turistas no verão, mas você pode se sentir isolado e tranquilo na Ístria Verde (interior da península). A Ístria tem uma gastronomia deliciosa, se destacam as trufas, azeites de oliva e azeitonas, os vinhos Teran e Malvazija, presunto cru e aspargos.

Hum é a menor cidade do mundo, construída no século XI. tem 28 habitantes, 2 ruas e 3 fileiras de casas. Ainda existe a tradição de escolher o prefeito cravando os votos numa madeira, é cidade de aguardente do visco. Na cidade se entra pela porta medieval. Imaginem morar numa cidade assim cercada pelas muralhas, vocês aguentariam?

A menor cidade do mundo – Hum

O próximo destino se chama Kotli, um tesouro escondido. É um vilarejo semi-abandonado, localizado 5km de Hum. Aqui o Rio Mirna passa por uma serie de piscinas rasas (kotli) que lembram jacuzzi ao ar livre. No verão as pessoas podem se refrescar nessas piscinas naturais. Depois de visitar esse lugar eu me imaginei dentro de uma dessas piscinas esmeraldas num dia quente.

Cidade de Motovun está localizada 277m acima do nível do mar, conhecida pelas trufas, muralhas do século XIII. e o Festival de cinema. Subir pode ser cansativo, mas o prêmio vem depois – as vistas deslumbrantes. Motovun é a fonte mais forte de energia positiva na Ístria, porque três sulcos (linhas) de dragão se cruzam nela. E não tem como não sentir uma energia positiva com as vistas sobre o vale do Rio Mirna e experimentando os pratos com trufas, cheiro desse cogumelo que se sente de muitos restaurantes e lojas de souvenir onde é possível fazer as degustações. Podemos organizar uma caça às trufas com os cachorros. Tem trufa negra e branca. Na Ístria nasce a trufa branca gigante, uma das mais valiosas do mundo. A maior trufa foi encontrada pelo Giancarlo Zigante e sua cachorra Diana, pesando 1,31 kg e entrou no Guiness.

Poreč é uma cidade na costa da Ístria. Seu principal monumento é a Basílica Eufrasiana, do século VI, um local que pertence à lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, desde 1997. Os mosaicos da basílica são impressionantes.😍 Poreč existe há cerca de dois mil anos. Na península ainda hoje se encontram vestígios da arquitetura romana. A paisagem consiste em uma planície de calcário baixa localizada entre o vale Mirna no norte e o fiorde do Canal Lim no sul. Poreč é um centro turístico famoso com uma longa tradição e vários hotéis de complexos turísticos Plava e Zelena Laguna.

Basílica Eufrasiana em Poreč

Estrela de turismo da Ístria é a maravilhosa Rovinj (Cinque Terre croata). A cidade velha com seus becos, ruas, casas coloridas, artesanato (principalmente na Via Grisia) e lojas é um convite para quem gosta de fotografia. Rovinj possui um rico patrimônio cultural e a aqui se destaca a Igreja de Santa Eufémia em estilo barroco. A sua torre é parecida a torre de Veneza. Foi proclamada a melhor cidade na categoria de cidades médias em qualidade de vida, a cidade mais visitada no ano 2020 por causa da sua boa localização que foi importante para os turistas da Itália e Alemanha. Os hotéis são maravilhosos e a cidade tem tudo para ser um destino top.

Pula é uma cidade famosa pelas monumentos romanos. Você sabia que uma das maiores atrações de Pula é o anfiteatro romano – construído no século I. chamado de Arena? Tinha capacidade de receber 20 000 pessoas e se usava para as lutas de gladiadores e leões. A cidade cresceu com o domínio romano: foram construídos prédios religiosos e administrativos, sistemas de saneamento e esgoto. Quanta história! O anfiteatro ainda está muito bem conservado e é o 6.pelo tamanho. Além desse grande monumento, existe um arco triunfal, o Arco dos Sérgios, um teatro e um pórtico, casa de Agripina, todos eles datados da era romana. Existe também na praça central da cidade um templo, dedicado ao culto imperial de Augusto, transformado em museu.

Se você está hospedado em Pula e tem dia livre, tem que visitar o Parque Nacional de Brijuni. Esse passeio pode ser feito com a saída de barco de Fažana. Vocês vão poder ver o Cadillac do Tito, museu, seu kakadu Koki, casa de barcos, restos de villas romanas, mini zoo e desfrutar de um passeio de trenzinho.

Parque Nacional de Brijuni
Fonte: Aminess

Limski zaljev é uma baía na costa oeste da Ístria entre Vrsar e Rovinj. Faz parte da Limska draga. Formou-se como uma rias (estuário submerso) do rio Pazinčica, afunda na caverna Pazin perto de Pazin, e no passado desaguava no mar na baía Lim. É importante pela criação de ostras e mexilhões. Representou o fiorde norueguês no filme Vikings, estrelado por Kirk Douglas, Tony Curtis e Ernest Borgnine. Naquela época, um assentamento Viking foi construído no início da estrada para as necessidades do filme.

Além dessas atrações você vai encontrar na Ístria muitos outros destinos interessantes como Vodnjan, Vrsar, Umag, Novigrad, Rabac, Medulin, Roč, Buzet, Grožnjan, Bale, Beram a caverna Baredine.

E a Ístria já está na sua lista e roteiro pela Croácia?

www.irena-tours.hr/pt/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s