Croácia, informações gerais, moeda, clima, quando ir, transporte

A Croácia é um pequeno país com muitas diversidades, belezas turísticas, excelente gastronomia, povo receptivo, um destino limpo e seguro. Leiam um resumo com as principais informacões sobre o país e dicas de viagem.

Informações gerais


Nome do país na língua local: Republika Hrvatska
Número de habitantes: 4,076 milhões
Capital: Zagreb (804 200 habitantes)
Extensão territorial: 56.594 km²
Religião: catolicismo 87,8%, igreja Ortodoxa 4,4%, islã 1,3%, ateísmo ou agnosticismo 5,2%
Moeda: kuna 1 euro = 7,5 kunas
Independência: 25 de junho de 1991, uma das 6 repúblicas da Ex-Iugoslávia
Densidade demográfica: 78 habitantes por quilômetro quadrado
União Européia: desde 2013
Presidente: Zoran Milanović

Mapa da Croácia

Geografia, clima e fronteiras

A Croácia pode ser dividida em três regiões geográficas específicas: as planícies e colinas de pouca altitude (no norte e nordeste), as grandes montanhas (na parte central e costeira) e o litoral com uma costa muito recortada de 1800 km e 1244 ilhas que formam uma paisagem semelhante à costa grega. A Croácia tem diferenças significativas no clima, devido à sua formação geográfica. As partes mais frias do país são Lika e Gorski Kotar, onde o clima de floresta com neve é encontrado em altitudes acima de 1200 metros. Os climas são continental, montanhoso e mediterrâneo.

O país faz fronteira com a Eslovênia, a Hungria, a Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e o Montenegro e tem a fronteira com a Itália no Mar Adriático. O seu território continental é dividido em duas partes pelo porto de Neum, na Bósnia e Herzegovina.

As principais cidades croatas são Zagreb, Split, Rijeka, Osijek, Zadar, Dubrovnik, Karlovac, Pula
Principais rios: Mura, Drava, Sava, Kupa, Korana, Cetina, Danúbio e Zrmanja

Quando viajar para a Croácia?

A melhor época vai depender do seu objetivo e o perfil de viajante. Para a maioria das finalidades a melhor época para visitar a Croácia é na primavera e começo de verão (final de abril, maio e junho) ou no início do outono (setembro e começo de outubro). Os meses de julho e agosto são a alta temporada na Croácia e nessa época o clima é perfeito para visitar as ilhas, pegar uma praia, porém os preços são mais caros e tem uma multidão de turistas.


Língua

A língua oficial é o croata. Nos principais centros urbanos, e especialmente na população mais jovem, é possível a comunicação em inglês. O italiano (na área costeira e na região da Ístria) e o alemão (na parte continental) do país, são úteis. A língua tem 3 dialetos: kajkavsko (Zagreb e norte do país), čakavsko (Ístria e a Dalmácia), štokavsko (oficial).

Economia

A economia da Croácia baseia-se fundamentalmente nos serviços variados e indústria, em especial dos setores químico, naval e metal-mecânico. O turismo é uma grande fonte de economia, faz 20% de produto nacional. Os problemas principais da Croácia incluem o desemprego estrutural e poucas reformas económicas.

Política

Desde a adopção da constituição de 1990, a Croácia é uma república democrática. Em 2000, abandonou o sistema de governo semipresidencialista em favor do parlamentarismo. O presidente da república (Predsjednik) é o chefe de Estado e é eleito para mandatos de cinco anos, comandante das forças armadas, tem o dever de nomear o primeiro-ministro com consentimento do parlamento, e alguma influência na política externa. O parlamento da Croácia (Sabor) é um corpo legislativo unicameral com até 160 deputados, todos eleitos por voto popular para mandatos de quatro anos. O governo é responsável por propor legislação e um orçamento, por executar as leis, e por determinar as políticas externa e interna da república. A Croácia tem um sistema judicial de três níveis, que consiste de um Supremo Tribunal, tribunais de condado e tribunais municipais.

Divisão político-administrativa

Cidade de Zagreb e 20 condados (unidades administrativas, “županija” em língua croata).

Condições de segurança

Os índices de criminalidade são baixos, sobretudo comparativamente com outros países europeus. Foi registrado um acréscimo da pequena criminalidade (furtos e roubos) contra turistas, durante o período de verão, principalmente nas estâncias balneares da costa adriática (Split, Dubrovnik, Zadar, Rijeka e Pula, bem como nas ilhas). De qualquer modo, não tem sido significativo nem preocupante.

Transportes

Aeroportos – Zagreb (Aeroporto Internacional Franjo Tuđman), Split (internacional), Dubrovnik (internacional), Zadar, Rijeka (ilha de Krk), Pula e Osijek. Companhias aéreas: Croatia Airlines (nacional).

A Croácia tem linhas de ônibus (autocarros), tanto entre as diferentes localidades do país como entre Zagreb e as principais cidades europeias circundantes. Consulte os horários e as rotas nas seguintes páginas web, as quais estão disponíveis em inglês: http://www.buscroatia.com/. Esta página web permite também a compra de bilhetes online, e página oficial da rodoviária https://www.akz.hr/en

A rede ferroviária atravessa as principais cidades croatas, com exceção de Dubrovnik. Existem ligações ferroviárias com os países como a Eslovênia, a Hungria, a Itálica, a Áustria, a Suíça, a Alemanha, a República Tcheca e a Sérvia,. Consulte os horários e as rotas no web site oficial da rede ferroviária croata, o qual está disponível em inglês: http://www.hzpp.hr/.

Acesso às ilhas da Croácia:

A Croácia é famosa pelas ilhas, embora a maior parte delas não seja habitada. O acesso às ilhas é feito através de ferries e a empresa Jadrolinija opera a maior parte das ligações. Em http://www.jadrolinija.hr pode adquirir os respetivos bilhetes.

Além da Jadrolinija, existem várias agências locais com diferentes horários e preços como Krilo.

Aluguel de carro

Para dirigir na Croácia, precisa ter uma carteira de motorista válida, seria bom levar uma permissão internacional para dirigir. Se dirige pelo lado direito, as estradas são boas e seguras. Tem a regra de faróis acesos de 1 de novembro a 31 de março e outra semelhante se aplica aos pneus de inverno que são obrigatórios de 15 de novembro a 15 de abril em todas as seções de estradas de inverno.

Velocidades máximas permitidas:

AutoestradasEstradas nacionaisEstradas secundáriasZonas urbanas e residenciais
130km/h100 km/h90km/h50 km/h

A condução com uma taxa de alcoolémia igual ou superior a 0,5 g/l é ilegal.

Telecomunicações

Rede de Telecomunicações: A rede fixa é automática. O Código do país é 385, seguido do código da cidade (Zagreb é 1). Existem 5 companhias a operar redes de telemóvel (A1,HT Telekom,Telemach,Tomato,Bonbon).

O que comprar na Croácia?

Os azeites croatas são excelentes e premiados mundialmente, como também os vinhos, queijos, produtos de trufas, presunto cru, lavanda. A ilha de Hvar é a maior produtora de lavanda no país. O Paški sir ou queijo de Pag, é um queijo de ovelha com um sabor muito especial devido as ervas da região. O souvenir mais original que alguém pode levar da Croácia é a gravata https://guiacroacia.com/2021/04/07/invencoes-e-curiosidades-croatas/, porque surgiu no país. Cada cidade tem sua lembrança como por exemplo Zagreb tem os famosos corações licitar, protegidos pela UNESCO. As rendas são muito lindas, sendo as mais famosas de Lepoglava (Unesco) e Pag.

Link sobre a gastronomia croata: https://guiacroacia.com/2020/04/26/gastronomia-croata-o-que-comer-na-croacia/

Reserve já o seu passeio pela Croácia no nosso site em português http://www.irena-tours.hr/pt

2 comentários

    • Querida Maria,
      Muito obrigada pelo seu comentário e por compartilhar a sua opinião com os futuros turistas.
      Fico muitoooo feliz e não vejo a hora de poder receber vocês aqui de novo e poder mostrar todas as belezas da Croácia.
      Abraços,
      Irena-Tours

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s