Os Lagos de Plitvice: um paraíso incomparável na Croácia

Os Lagos de Plitvice na Croácia | Pontos Turísticos na Croácia

O que dizer dos lagos de Plitvice? Faltam qualidades para tanta beleza natural num só lugar! O primeiro Parque Nacional da Croácia (em atividade desde 1949), Plitvice é destino certo pros amantes da natureza e muitos turistas visitam o parque todos os anos. Patrimônio da UNESCO desde 1979, Plitvice atrai turistas no verão e também no inverno, quando seus lagos e cachoeiras congelam e formam imagens indescritíveis!

20191013_114032
Lagos de Plitvice

A partir de Zagreb, é possível fazer um passeio para o parque. Situado entre as
regiões das montanhas Mala Kapela e Lička Plješivica, Plitvice cobre hoje uma área de
aproximadamente 296 km2. O que é interessante mencionar é que o parque basicamente se forma de vegetação florestal, enquanto que suas maiores atrações – os lagos e cachoeiras – compõem apenas 1% de toda a área.

20140706_105102
Mirante – trilha nos lagos inferiores

Por conta da geografia local, os lagos foram divididos em Parte Alta e Parte Baixa. São 16 lagos de cor turquesa, esmeralda (12 Lagos Superiores e 4 Inferiores) e mais de 90 cachoeiras ao total. Com relação as rotas, é possível conhecer todo o parque percorrendo as 7 trilhas existentes, e 4 de escalada e ciclismo.

E é preciso dormir por perto para visitar o parque?

Não necessariamente, já que em um dia de viagem o visitante pode explorar com calma as atrações mais importantes, percorrendo algumas das trilhas sugeridas.

Partindo de Zagreb, o parque fica a 140 km da cidade, ou seja, é uma viagem bate-e-volta e o turista ainda tem tempo de voltar pro hotel em Zagreb.

A dica é reservar com antecedência os ingressos, principalmente na alta temporada onde o número de visitantes aumenta bastante e tem o número limitado de visitantes por hora.

Infelizmente, algumas atrações do parque são inacessíveis a pessoas com deficiência física ou algum tipo de necessidade especial para se locomover.

O turista também pode optar pelo passeio que, além das trilhas e cachoeiras,
oferece um barco e um trem panorâmico que circula pelo parque. De barco, você passa pelo lago mais profundo Kozjak, e o passeio acaba ficando completo! Sendo assim, se sua opção for explorar o parque por inteiro, reserve todo o dia para esse passeio.

20160714_142819
Barco no Lago Kozjak

Leve água e use roupas leves e confortáveis no verão. Mas fique sabendo que Plitvice é lindo o ano todo! No outono, com as folhas caindo e no inverno, com os lagos branquinhos de neve e as cachoeiras congeladas, Plitvice encanta a todos!

20170110_120227
Lagos de Plitvice no inverno

Há restaurantes e bares por perto, caso alguém queira parar pra comer alguma coisa já que, depois de tanto andar, vai bater uma fome! Uma delícia da região é a truta grelhada com as batatas.

A estrela do parque é o urso pardo, e o parque conta com uma rica flora e fauna. A curiosidade é que tem 55 tipos de orquídeas no parque.

Então, não esqueça! Chegando a Zagreb e tendo tempo para fazer um bate-e-volta, a dica mais quente é: visite os Lagos de Plitvice!

Com certeza, a sua experiência na Croácia não seria completa sem uma visita a esse Patrimônio da UNESCO!

Passeios para os Lagos de Plitvice: http://irena-tours.hr/passeios-de-um-dia/parque-nacional-dos-lagos-plitvice/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s