Opções de passeios saindo de Split

Esse roteiro é bem completo para quem tem alguns dias de visita em Split. Muitas vezes, os turistas vêm e conseguem conhecer toda a cidade em um dia, e ainda lhes sobra um tempo para passear por outros lugares nas redondezas da cidade.
Pensando nisso, resolvi escrever esse post contando as principais dicas de opções de passeios saindo de Split. Espero que gostem!

Ilha de Hvar: a maneira mais fácil de chegar até a ilha é de catamarã do porto de Split, que partem diariamente. As empresas Jadrolinija e Krilo fazem essa travessia, tanto no inverno como no verão. E o que fazer na ilha, em um único dia? É possível aproveitar as praias, conhecer a catedral e a praça principal de Hvar, caminhar pelo calçadão Riva e se deliciar com comida e café local. Para apreciar umas vistas maravilhosas, a dica é ir conhecer a Fortaleza chamada Fortica ou Španjola e ver a vista para as Ilhas Paklinski que ficam perto da cidade. Um outro lugar com as vistas muito bonitas é o bar do Hotel Adriana, localizado no centro de Hvar. Passeiem pelo calçadão e descubram onde está localizado o famoso bar Hula Hula.

Trogir, Salona e Klis

Trogir é a cidade histórica protegida pela UNESCO distante 30 km de Split. É super charmosa, com seus cafés e restaurantes na orla, onde no verão dezenas de iates de luxo ficam parados. As atrações mais famosas são a Catedral de São Lourenço e a Fortaleza Kamerlengo. Até é possível ir do centro de Split, de ônibus intermunicipal que sai da estação principal e chega em Trogir em 30, 35 minutos, de carro, ou fazendo o passeio conosco.

Trogir – vista da Fortaleza Kamerlengo

Solin: situada a 6 km do centro de Split, Salona é passeio interessante pra quem gosta de história Romana e se interessa em saber como surgiu a cidade de Split. Salona foi a região política e religiosa do governo do imperador Diocleciano, e a quarta maior cidade do Império Romano. Com anfiteatros e fóruns, há ainda alguma coisa que foi mantida e pode ser vista por turistas.

Klis: de Split, se chega ao forte de Klis através de tours organizados, principalmente quando se é fã da série Game of Thrones, que teve capítulos filmados no local. Klis aparece na série como Cidade de Meereen, numa altura de 360 metros onde é possível ver umas vistas lindas e a cidade de Split no fundo.

Guerra dos Tronos Meereen – Fortaleza de Klis

Mostar: de Split, também é possível conhecer outro país, a Bósnia e Herzegovina. Pra quem tem mais alguns dias disponíveis na cidade, se recomenda sair bem cedo e, se não quiser voltar no mesmo dia, melhor ainda. A cidade de Mostar é bastante interessante pra se explorar, por isso vale a pena passar um dia por lá. A cidade que sofreu durante a guerra nos anos 90 ainda possui marcas daquele tempo, no entanto se reergueu e vive do turismo. O que mais atrai visitantes a Mostar é certamente a Ponte antiga, por onde passa o rio Neretva, considerada um marco divisório entre as religiões do país (católicos e muçulmanos). Porém, hoje em dia todos vivem em harmonia e Mostar é uma cidade que respira história. Quem visita a Bósnia e Herzegovina tem que experimentar čevapčići carne moida parecida a kafta, dentro do pão gostoso com cebola.

Mostar Ponte antiga

Zadar: mais um passeio de um dia saindo de Split é em direção a cidade de Zadar, a 2 horas e 40 minutos de ônibus ou 2 horas de carro. E o que ver por lá? O monumento Saudação ao Sol e o Órgão marinho são as atrações principais da cidade, que também conta com praias lindas, restaurantes e cafés na orla, história romana e igrejas bonitas como a Igreja de São Donato, Catedral de Santa Anastácia, as muralhas da cidade e interessantes museus. Não deixem de provar o famoso licor Maraschino.

Centro de Zadar

Parque Nacional de Krka: mais um passeio de um dia pode ser feito por quem deseja conhecer o Parque Nacional de Krka. O passeio é realmente fascinante pra quem ama a natureza, cachoeiras e trilhas, só 1 hora e 20 min de Split de carro. É possivel fazer a caminhada para conhecer a cachoeira mais bonita, a de Skradinski buk e o passeio de barco.

Parque Nacional de Krka

Ilha de Brač está conectada som Split com o catamarã Bol – Split e a balsa Split – Supetar. A maior atração na ilha é a praia mais famosa da Croácia, Zlatni rat ou Ponta dourada. Para chegar até ela a melhor maneira é pegar o catamarã Split – Bol e depois caminhar 20-30 min ou ir de pequeno barco, trenzinho.

Praia Zlatni rat em Bol

Visitem também a Makarska Riviera, mais ao sul de Split com os destinos como Brela, Tučepi, Makarska, Baška Voda e admirem as paisagens e praias lindas abaixo da montanha Biokovo.

Seja qual for sua opção de passeio de um dia a partir de Split, garanto que você não vai se arrepender!

Um comentário

  1. A Croácia ė muito linda, sua História é muito rica e sua natureza é exuberante! Para conhecermos mais gostaria de voltar e ficar mais tempo em cada cidade. A Irena é uma guia excelente e nos transmite muitas informações sobre esse país maravilhoso!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s