Passeio de 2 dias: Eslavônia e Barânia

Visitando os destinos Đakovo, Kopački rit, Karanac, Osijek, Vukovar, Ilok
Tour histórico e gastronômico

Muitos turistas, quando visitam a Croácia pela primeira vez, não imaginam a riqueza cultural e gastronômica do país. No litoral, na região da Istria e Dalmácia, o que reina são os pratos feitos a base de peixes e legumes da estação. E no interior e norte do país, na região da Eslavônia (Slavonija), próximo a cidade de Osijek? Existe turismo nessa região? Claro que sim!

Đakovo é uma cidade no leste da Croácia e é conhecida como o coração da região chamada Eslavônia. A maior atração da cidade é a Basílica de São Pedro foi construída em estilo neogótico-românico. O bispo Josip Juraj Strossmayer começou a construí-la em 1866, com 52 anos e 16 anos de serviço episcopal. A construção durou 16 anos (até 1882). Foi projetada pelos arquitetos de Viena Karlo Rősner e Fridrich Schmidt.

A Basílica de São Pedro em Đakovo

Quem gosta de cavalos, tem que visitar a Coudelaria de Đakovo e conhecer os cavalos brancos “lipicaner.”

Cavalo lipicaner

Continuamos a viagem até o parque natural chamado Kopački rit, uma das maiores planícies fluviais – pantanosas da Europa. Está localizado na região de Barânia, entre os rios Danúbio e Drava. 140 tipos de aves fazem seus ninhos cada ano nesse lugar único, e a grande biodiversidade de 2000 espécies reflete a rica flora e fauna do parque. É um paraíso para os observadores das aves.

Osijek é a quarta maior cidade da Croácia (108.048 habitantes). A parte mais interessante da cidade é Tvrđa uma antiga fortaleza de Osijek que gradualmente se transformou em um espaço da cidade. Foi erguida pelas autoridades militares austríacas após sua libertação dos turcos em 1687, como sede do general e um importante ponto de defesa da parte sudeste do império. A praça central da fortaleza é da Santa Trindade na qual se destacam os edifícios barrocos. A Catedral de São Pedro e Paulo no centro da cidade é a terceira maior igreja da Croácia e a segunda mais alta. Foi construída em 1898 e tem 90 metros de altura.

Osijek

Aproveite o final da tarde ao lado do Rio Drava. Quem quer uma experiência diferente pode almoçar ou jantar no Restaurante Galija que está localizado no barco encostado no rio.

Restaurante Galija em Osijek

Localizado no coração de Barânia (Baranja), a apenas 20 km de Osijek, a Etno Villa Karanac é destino certo de quem busca por tranquilidade e cultura croata. Pra todos aqueles que gostariam de saber mais sobre a gastronomia croata, e o turismo que é oferecido nessa área ainda pouco conhecida por turistas estrangeiros, eis aí uma grande oportunidade!

Cada terraço é decorado com dezenas de cordões onde se vê pimentas deixadas ao vento para secar (pimenteiras). E as paredes de fora das vilas são todas pintadas, cada uma com um desenho diferente que remete a tradições locais.

Café da manhã típico

E o que há de tão especial na Etno Villa Karanac? Cada casa da vila traz a sua história do passado remoto do local, conservados até hoje! De geração a geração, toda a tradição croata foi mantida a fim de se preservar a autenticidade e estilo de vida bem distinto do que vemos nas grandes cidades da Croácia. Sinta o ambiente da Hungria na Croácia.

Na vila, por exemplo, existe um restaurante super recomendado e típico com pratos famosos da culinária croata, especialmente dessa região da Eslavônia. Chama-se Baranjska Kuća e foi considerado o melhor restaurante da região em 2015. Pratos como um ensopado de peixe (fiš paprikaš), ensopado de carne gulaš, charutos de repolho com carne sarma, čobanac (enospado de carne), embutidos como o famoso kulen salame apimentado, além dos doces e vinhos da região da Baranja.

Ensopado de peixe do restaurante Baranjska kuća

Os celeiros de vinho são uma atração que precisa ser visitada por quem passa ao menos 1 noite em uma das pensões que se localizam nas redondezas, como Sklepić e Ivica e Marica.Um famoso celeiro de vinho localizado na região é o Svijetli dvori, e muitos turistas são atraídos pelos deliciosos vinhos e a possibilidade de um tour degustação. Os porões da região Baranja (gatori) são uma ótima opção para os amantes de vinho. Os vinhos são excelentes. Predomina a uva branca (graševina, pinot gris e branco, riesling, traminac), mas também um bom cabernet sauvignon e frankovka.

Os porões chamados de gatori

Mais uma curiosidade do local: a rua onde se localiza a Baranjska kuća se chama “Rua dos Tempos Esquecidos”. Como o próprio nome mostra, essa rua foi criada através de um projeto 13 anos atrás, e é possível voltar totalmente no tempo quando se visita o local e participa dos workshops e tours oferecidos na região.

A cidade de Vukovar está localizada na confluência dos rios Vuka e o Danúbio. A cidade foi fortemente danificada durante a Guerra da Independência croata (1991.) O dano que sofreu Vukovar durante o cerco tem sido chamado do pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. A torre de água da cidade onde são visíveis os buracos de bala, foi retida por urbanistas para servir como um testemunho para os eventos do início dos anos 1990. Na temporada tem cruzeiros pelo rio Danúbio.

Vukovar: Torre de Água e o centro

Na margem direita do Danúbio, na cidade mais oriental da República da Croácia, Ilok, na cidade de antiguidades e vinhos, estão localizadas as adegas de Ilok. O vinho mais conhecido é o vinho branco traminac que foi servido na cerimônia de coroação da rainha inglesa Elizabeth II, entre os e está servido na corte real inglesa.

Vinho Traminac dos porões de Ilok (Iločki podrumi)

Para quem quer ficar mais tempo em Ilok, o complexo Principovac oferece 5 apartamentos luxuosos e modernos na categoria de 4* e um apartamento Deluxe. Todos os quartos estão localizados em uma colina no meio de uma vinha, proporcionando privacidade, paz e tranquilidade com uma vista encantadora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s